PROJETO


O KLUBE DO CHÁ é um projeto que nasce de um fascínio pelo chá e por toda uma filosofia de vida que este simboliza. Criado a pensar em todos aqueles que não imaginam passar um dia sem o prazer de um chá. Os grandes apreciadores que não resistem a cada lugar de culto que abre na cidade, e que promete ritual: uma infinidade de aromas e sabores por descobrir e um bom motivo para uma conversa entre amigos. 

O mundo do chá está sempre a reinventar-se, e um amante de chá quer estar atualizado: saber que espaço abriu recentemente, onde desfrutar de um bom chá num ambiente acolhedor, que lojas vendem os chás raros com que sonhamos e os acessórios de degustação adequados a cada um deles, quais os sítios na internet que merecem uma visita, eventos a não perder - workshops, colóquios, exposições,...mas também livros, filmes - tudo o que vale a pena saber sobre chá.

O KLUBE DO CHÁ surge com a missão de divulgar o fascinante culto do chá e contribuir para o seu renascimento em Portugal. Nesse sentido, será editado on-line um guia de lugares do chá recomendados no nosso país. Serão também publicados regularmente artigos sobre o universo do chá: tipos de chá existentes e a sua origem, segredos de preparação, curiosidades históricas, lendas e rituais, notícias e agenda,... Ao longo deste percurso há princípios sempre presentes: apresentar os mais cativantes itinerários, sublinhar a dimensão multicultural desta bebida e olhar o chá como caminho ou estilo de vida. Todos os textos foram especialmente criados para este projeto e resultam de anos de leituras, pesquisas, cursos, experiências únicas e sobretudo de muitas taças de chá.

Também imaginado para ser um ponto de encontro e de partilha entre apreciadores de chá, este projeto pretende ser dinâmico, interativo, assente na ideia de work in progress. Numa primeira fase centrado nos espaços da cidade de Lisboa, mas com o intuito de crescer. Dito isto, os seus comentários e questões serão bem recebidos quer através da página de contactos, e-mail ou Facebook.

O KLUBE DO CHÁ será atualizado assiduamente e em articulação com a página do Facebook. 

Bem-vinda(o) ao KLUBE DO CHÁ!

 

SOBRE MIM

Para nós o chá tornou-se mais do que uma idealização da forma de beber; é uma religião da arte da vida. (Kakuzo Okakura, O Livro do Chá, 1906)

O meu nome é Cristina e vivo em Lisboa. Desde muito cedo que o chá exerce um fascínio especial sobre mim. Lembro-me de em criança a hora do chá ser um momento de alegria, de encantamento entre chávenas e bules, e também de ter um certo gosto de fruto proibido, afinal o chá era coisa de adultos. E embora eu bebesse a infusão de lúcia-lima que me estava destinada, acabava sempre por conseguir provar o “chá verdadeiro” – era maravilhoso!

Mais tarde veio a descoberta do charme dos espaços do chá na cidade, ideais para partilhar com as amigas, e o chá dos serões de estudo da universidade - a pausa para o chá trazia os momentos de cumplicidade e de boas conversas, num ambiente que só o chá sabe criar.

Se o tempo não para, o chá tem estado sempre presente desenhando momentos únicos de prazer e de celebração: o romântico chá a dois, e a cada ano o doce chá de Natal, pleno de magia, ou de espanto de ver chegar novos sorrisos junto daqueles que me são familiares.

Nos últimos anos, dei-me conta que o chá tem sido também um refúgio: quando preciso de estar sozinha, ou nas viagens de trabalho, em que o calor desta bebida reconfortante, por instantes, faz-me sentir em casa. Já nas viagens em família, o chá é essencialmente uma fonte de procura de experiências memoráveis.

É que no mundo do chá o belo acontece de modo simples e harmonioso. E é essa beleza que me inspira e que me levou a criar este lugar de partilha dedicado ao chá.

Atualizado a 4 de Abril de 2017