COMPANHIA PORTUGUEZA DO CHÁ

Um paraíso para os apreciadores de chá 


Entrar na Companhia Portugueza do Chá é um deleite para os sentidos: desde logo pelo aroma do espaço, um misto de chá, flores frescas e notas ténues de frutos e especiarias, depois pela decoração, o mobiliário antigo em madeira e vidro, onde o olhar se perde encantado por objetos belíssimos - bules de porcelana, bules de ferro do Japão, taças artesanais japonesas, peças únicas de porcelana chinesa, bules de vidro, entre outros artefactos –, atrás da bancada, alinhados nas estantes, potes de chá lacados exibem a chancela da casa, o perfil de D. Catarina de Bragança, e a enriquecer esta experiência, a música, selecionada em harmonia com todo um ambiente intimista.

Idealizado pelo argentino Sebastian Filgueiras o espaço evoca o espírito de antigas lojas de chá da cidade, mas com um carácter próprio, acentuado com apontamentos de decoração vindos do Oriente, como lanternas e sombrinhas da China ou utensílios tradicionais usados na preparação do chá noutros países, como o samovar russo.   

A qualidade dos chás é excelente, quem nos recebe é afável e conhecedor, de facto esta marca portuguesa tem cumprido o objetivo de oferecer «os mais finos chás» do mundo em Lisboa. Com uma carta com cerca de 150 referências, nesta loja podemos encontrar chás das mais diversas origens: China, Índia, Japão, Taiwan, Sri Lanka, Nepal, Vietname, Tailândia, Ruanda. entre outros. Os mais raros chás puros - como os primeiros Darjeelings do ano, colheita de Primavera, ou os Pu-erhs envelhecidos - os blends clássicos ou os chás dos Açores estão ao nosso dispor.

Podemos ainda optar pelos chás exclusivos da marca: como o chá branco dos Açores ou os blends originais criados por Sebastian Filgueiras. Já com o intuito de criar misturas únicas na sua futura loja, Sebastian recebeu formação em tea sommelier e tea blending, o que lhe permitiu desenvolver um dos blends exclusivos mais procurados: o Lisbon Breakfast, um chá matinal dedicado a Lisboa. Flores de PortugalCaxemira e Primavera são outras misturas inéditas.

Este é também um espaço onde se realizam periodicamente cursos de chá, degustações, e onde se encontram preciosidades como O Culto do Chá de Venceslau de Morais.

Com quase dois anos de vida a Companhia Portugueza do Chá colocou Lisboa na rota das melhores lojas de chá da Europa e promete continuar a ser um paraíso para os grandes apreciadores de chá.